Palestras em escolas ensinam a combater a dengue em Ilhéus

Consciência que começa na escola
Arquivo

A educação sobre as formas de combater a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, em Ilhéus, tem sido um campo de atuação intensivo da Coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Além da panfletagem em postos de combustíveis e em cabanas de praia, os agentes ministram palestras em escolas para estudantes, professores e pais de alunos. Nesta quinta-feira, dia 28, a ação vai ocorrer na Escola Municipal Vovô Isaac, no Bairro do Malhado, no turno vespertino.

As unidades educacionais interessadas em desenvolver a atividade devem entrar em contato com a Coordenadoria de Endemias da Sesau pelo telefone 73-88814586. Escolas das redes estadual e privada também podem solicitar o serviço, assim como Organizações Não Governamentais (ONG), associações de moradores e demais instituições.

Estas campanhas se somam às visitações diárias das equipes de endemias às residências para identificar e combater os focos de reprodução do mosquito.  A coordenadora de Endemias, Daiana Moscozo, ressalta a importância da conscientização e, sobretudo, a participação de todos para a redução do índice de infestação. “É um trabalho em conjunto; nós fazemos a nossa parte orientando, e a população tem que fazer a parte dela, colocando em prática o que foi passado, como, por exemplo, descartar o lixo na hora certa e seguir todas as orientações”, atesta. 

Nesta sexta-feira, dia 29, a coordenadoria de Endemias fará um trabalho educativo no Mutirão da Cidadania, no Bairro do Hernani Sá.  Ainda, a secretaria está programando uma grande blitz educativa na Praça Cairu, no próximo dia 21 de dezembro, marcando a chegada do verão.

Cuidados – Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti como usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas e lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão; guardar pneus em lugares cobertos; desobstruir as calhas, visando o não entupimento; limpar os ralos de água pluvial; tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana. Também é preciso fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque e não descartar entulhos em espaços inadequados. Além disso, toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde.